Estética – Lentes de Contato Dentais

Odontologia Estética

Laminados tipo “lentes de contato”: uma opção conservadora e promissora na recuperação de sorrisos.

As lentes de contato dentais são facetas ultrafinas, que são aplicadas sobre a superfície do dente para recobrir manchas ou melhorar a forma de dentes desgastados, promovendo boa estética. Permitem também o fechamento de pequenos diastemas ou espaços entre os dentes. Essas facetas podem alterar de forma impressionante o sorriso de uma pessoa e ajudam a melhorar sua autoconfiança.

Com a evolução das propriedades ópticas e mecânicas das cerâmicas odontológicas, hoje é possível construir estruturas cerâmicas ultra-finas a partir de 0,2 mm de espessura que possibilitam um tratamento altamente estético e minimamente invasivo, com um mínimo desgaste ou em determinadas situações nenhum desgaste dentário. Dessa forma, na maioria dos casos, é possível reverter o procedimento já que a estrutura natural do dente não foi atingida. O conceito da lente de contato dental está relacionado à ótica de uma lente de contato ocular que, quando colocada no olho, torna-se invisível. Os mesmos princípios podem ser incorporados à lente de contato dental, a qual depois de cimentada ao dente une-se mimeticamente a ele e, desse modo, torna-se difícil detectá-la. “As luminiers, como são chamadas as lentes de contato nos Estados Unidos, são estudadas há mais de 20 anos.

O tratamento é feito em três etapas. Na primeira, o Cirurgião–Dentista faz fotos e a moldagem dos dentes do paciente para a realização do planejamento digital do sorriso. Em outras palavras, planejar o sorriso do paciente previamente por um programa no computador. O que a diferencia e, talvez o mais importante, é o fato de que as imagens digitais conseguidas e combinadas com ferramentas, também digitais, podem ser reproduzidas, permitindo ao Dentista desenhar e apresentar em um monitor o sorriso final do paciente. Em seu laboratório, o protético faz um enceramento de diagnóstico e testes para avaliar junto com o Dentista, a viabilidade de se colocar a restauração cerâmica. Em caso positivo, o Cirurgião-Dentista realiza uma simulação, por meio da técnica de mock-up, permitindo ao paciente vislumbrar como seu sorriso vai ficar com as facetas ou lentes de contato.

Outra vantagem propagada para o produto é a resistência ao desgaste, seu aspecto mais natural e o fato de não sofrer alterações na cor com o tempo. O adesivo utilizado na aplicação também é o grande responsável pela durabilidade do produto. É importante ter cuidados na higiene bucal e na mastigação de alimentos muito duros.Veja abaixo alguns casos tratados pela Rinaldi Odontologia.

Entre em Contato!

Seu nome (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem